Dicas para ser um bom profissional técnico e obter boas vagas de emprego como tecnólogo

Educação Técnica

Nos ensinaram que, para desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira, deveríamos ter todos os conhecimentos técnicos e formação para isso. Então estudamos matérias relacionadas, adicionamos algum idioma para nos abrir fronteiras e culminamos com algum outro mestrado para aprofundar mais naquilo que o que iria dedicar. Mas não nos falaram sobre as chamadas habilidades profissionais que nos tornam realmente verdadeiros profissionais.

Disseram-nos que tínhamos que ser o melhor para poder ser o escolhido, de entre todos os candidatos que se apresentam para obter um posto de trabalho e que, para isso, precisávamos saber mais do que ninguém.

Mas o que eu preciso realmente para ser o melhor profissional?
O que não nos disseram é que não bastava ter conhecimentos técnicos sobre o trabalho que estávamos a desenvolver, mas que fazia falta algo mais. Pense nisso. O que você acha que você pode se diferenciar dos outros candidatos? O que oferece mais conhecimento do que o resto? Eu acho que não vai por aí e que a diferença está em algo mais.

O que nos diferencia dos outros tem a ver com outro tipo de profissionais habilidades que vão além de um conhecimento técnico e compartilhado por muitos outros.

Saber tratar os outros, saber fazer sentir aos outros e compartilhar com as pessoas com as que você relações em seu futuro trabalho a sua melhor versão é algo que ninguém pode oferecer o mesmo que tu. E de quais habilidades falamos? Das seguintes, e têm que ver com a tua relação contigo e com a tua relação com os outros.

Como ser  um bom tecnólogo

1. Autodesenvolvimento

Aproveite as oportunidades que se lhe oferecem para crescer constantemente. Ter sede de conhecimento vai mantê-lo sempre atualizado. É indispensável para o seu desenvolvimento profissional e para melhorar no trabalho e se tornar esse grande profissional que tem dentro.

2. Autodisciplina

Leva a cabo aquilo com o que se comprometido, independentemente de seu estado de espírito. Desta forma conseguirá ser coerente consigo, credível para seus colegas e a sua auto-estima será reforçada. Ser um bom profissional começa por comprometer-se com você mesmo.

3. Auto-estima

Confia em você e em sua capacidade para chegar lá onde deseje. Você não é mais, mas também não menos do que ninguém e, se alguns o conseguem, Por que você não? Se a sua auto-estima é alta, sua confiar em si mesmo e os outros também. Uma das competências profissionais que mais fazer dos pensamentos das pessoas trabalhadoras.

4. Autonomia

Toma decisões e torne-se responsável pelas mesmas. As pessoas com espírito pró-ativo e se sentem mais úteis, se sentem parte de um projeto antes que os outros e… se sentem livres.

5. Autoconhecimento e Autocontrole

Sente suas emoções para poder geri-los de forma inteligente. Descubra de onde vêm e lembre-se de que cada uma delas nos traz uma informação muito útil. Nos conhecemos, nos ajuda a conhecer melhor profissionalmente falando, e a empatia com os outros. Habilidades profissionais indispensáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *