9 dicas para voltar a estudar com mais qualidade de vida!

Agora é a hora de acabar com seus mesmos hábitos de estudar em casa, principalmente com o início das matrículas no Recife, além de demais estados brasileiros.

Experimente estas dicas de estudo, com base no site noticianahora.com.br e tenha o impulso cerebral que você precisa para voltar à escola.

1. Você não precisa de UM espaço de estudo.

Uma mesa bem reservada em um lugar tranquilo em casa é a chave, mas às vezes você precisa de variedade.

Cafeterias, bibliotecas, parques ou até mesmo a simples mudança para a mesa da cozinha lhe dará uma mudança de cenário que pode fazer com que seu cérebro retenha melhor a informação.

Acesso a educação no Brasil pós pandemia: o que muda?

2. Tenha uma agenda bem organizada em sua casa

Manter um calendário ajuda você a planejar com antecedência – mas você tem mais coisas a fazer do que apenas tarefas de casa!

Certifique-se de que você está marcando seus compromissos extracurriculares, de trabalho e sociais, também (Testes de inglês, prática com sua banda, jogos de futebol, além de tantos afazeres que devem fazer parte do seu dia a dia).

3. Comece de forma pequena

Se você tem uma grande tarefa à vista, como um trabalho de pesquisa, fique motivado completando uma parte do projeto a cada poucos dias.

Escreva um parágrafo a cada noite. Ou, faça 5 problemas de álgebra de cada vez, e depois faça uma pausa.

4. O material escolar (sozinho) não faz com que você se organize

Invente um sistema e mantenha-se fiel a ele. Você mantém um grande fichário para todas as suas aulas com abas com código de cores? Ou você prefere manter cadernos separados e uma pasta para apostilas?

Mantenha o sistema simples – se for muito extravagante ou complicado, é menos provável que você o mantenha todos os dias.

5. Entre em uma rotina

Quando você terá tempo para fazer seus trabalhos de casa todos os dias? Encontre a hora do dia que funciona melhor para você (isto pode mudar no dia-a-dia, dependendo de sua agenda!), e faça um plano para finalizar os livros.

6. Aprenda a criar uma zona livre de distrações.

Um estudo de distrações no local de trabalho descobriu que os trabalhadores levam em média 25 minutos para voltar ao que estavam trabalhando na pré-interrupção.

Tente desligar suas notificações telefônicas ou bloquear o Twitter (temporariamente) em seu computador para que você possa se concentrar nas tarefas de casa rapidamente.

7. Seja realista

Quando você estiver olhando para a lição de casa que você tem que fazer hoje à noite, seja realista sobre quanto tempo as coisas realmente levam.

Prever que a leitura de um capítulo de história levará uma hora e escrever uma resposta levará mais de 30 minutos para ajudá-lo a planejar como você passará seu tempo.

8. Use o tempo da aula com sabedoria.

Seu professor terminou de dar aulas, mas você ainda tem 10 minutos de aula? Dê um avanço em sua lição de química enquanto ela ainda está fresca em sua mente.

Ou use o tempo para perguntar ao seu professor sobre conceitos que estavam confusos na primeira vez.

9. Olhe suas anotações a cada noite para ter certeza de que você as entendeu

Preencha os detalhes, edite as partes que não fazem sentido e foque ou destaque os pedaços de informação que você sabe que são mais importantes.

Interagir com suas anotações o ajudará a se lembrar delas.